segunda-feira, 28 de maio de 2012

Vereador Eliezer pede ensino religioso na rede municipal

O vereador Eliezer Casali (PV) está viabilizando junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo a implantação do ensino religioso na rede municipal de ensino.


Eliezer encaminhou indicação à secretária da pasta, Eliane Godoy pedindo que seja feito estudos no sentido de oficiar o prefeito Junior Marão para implantar o ensino religioso na rede municipal de ensino, conforme estabelece o artigo 127 da Lei Orgânica do Município.
De acordo com a Lei Orgânica, o sistema de ensino municipal garantirá o ensino religioso de matrícula facultativa, como disciplina das escolas públicas de ensino fundamental.
Ele ressalta ainda que o ensino religioso é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. “É sabido que a religião continua sendo centro de interesse para todos aqueles que se preocupam com o mistério da vida, com o futuro e com o sentido do caminhar humano. Hoje, em sua nova formulação, o ensino religioso visa o estudo e à compreensão do fenômeno religioso”, destacou Eliezer.
No documento encaminhado à Secretaria da Educação, o vereador ressalta que, deste modo, a escola com a disciplina de ensino religioso, reconhecida como parte integrante da formação básica dos educandos, deve disponibilizar o acesso à sua compreensão, bem como o conhecimento de suas manifestações no campo social e nas diferentes denominações religiosas.
Eliezer salienta que esse conhecimento aberto, não-doutrinário, nem catequético, em meio à pluralidade cultural brasileira, leva o estudante a se descobrir como ser de relações (consigo, com os outros e com o universo), numa atitude de respeito, aceitação e tolerância que, somados a outros valores, constituem a base da cidadania.
“Neste contexto, é que apresentamos essa proposta no sentido de que a Prefeitura, através da Secretaria da Educação, promova o ensino religioso na rede municipal de ensino como área de conhecimento, para que nossas crianças possam compreender os fenômenos e os movimentos religiosos que constituem esta sociedade plural da qual fazemos parte”, destacou o vereador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário