quinta-feira, 23 de maio de 2013

PREFEITURA DEVE ABRIR LICITAÇÃO PARA MAIS UMA FUNERÁRIA EM VOTUPORANGA


O pedido para abertura de concorrência pública para uma terceira empresa foi feita pelo presidente da Câmara, Eliezer Casali (PV).

Vereador Eliezer Casali (foto arquivo Câmara)



A prefeitura está estudando a necessidade de abertura de uma licitação para a concessão de serviços funerários para mais uma empresa em Votuporanga. Atualmente na cidade existem duas funerárias — Sagrado Coração e Rosa Mística. O pedido para abertura de concorrência pública para uma terceira empresa havia sido feito pelo presidente da Câmara, Eliezer Casali (PV).
De acordo com um levantamento realizado pelo vereador, cidades da região com menor número de habitantes — como Fernandópolis e Jales — têm mais empresas funerárias do que em Votuporanga.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Votuporanga tem 84,6 mil habitantes. Uma média de 42,3 mil habitantes por funerária. Fernandópolis têm com 64,6 mil habitantes e quatro empresas funerárias, uma média 16,1 mil habitantes por empresa. Jales, que também tem 47 mil habitantes, tem três funerárias funcionando na cidade. Uma média de 15,6 mil habitantes por empresa.
“Com o desenvolvimento da cidade, torna-se claro que os serviços funerários que são concedidos devem ser ampliados, favorecendo assim a concorrência dos preços ofertados”, disse o vereador.


Concessão

A Lei Orgânica do município dita que a concessão ou permissão dos serviços funerários deverá ser outorgada no mínimo para duas concorrentes. A funerária Sagrado Coração venceu a concorrência pública em 1994 e a Rede Rosa Mística em 1996. Segundo o contrato assinado, ambas as empresas podem explorar os serviços funerários na cidade por até 20 anos.

Auxílio
Existe um procedimento administrativo que determina que as funerárias que possuem concessão no município se intercalem na disponibilização de urnas e serviços funerários para famílias carentes. Como existem duas funerárias, o revezamento acontece mensalmente. A prestação de serviço está previsto em contrato.

Serviço
O Jornal já mostrou a história de uma família pobre que ao perder um parente recorreu à assistência gratuita para o sepultamento, previsto no contrato da concessão municipal. A reclamação da família era de que a urna funerária era muito simples. A madeira continha rachaduras, o fundo era feito com madeira industrial MDF e tampa de papelão.

Fonte: "O Jornal" - Guilherme Vila Real


sábado, 18 de maio de 2013

ELIEZER CONSTATA: UPA ESTÁ SOBRECARREGADA



Saúde em xeque: vereadores reclamaram da UPA, das ambulâncias e do escritório do Iamspe em Votuporanga



Mais uma vez, a saúde foi a pauta da sessão ordinária de ontem na Câmara Municipal. Depois de várias reclamações sobre os atendimentos da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Votuporanga e de matéria divulgada pelo jornal A Cidade sobre as críticas dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), o presidente do Poder Legislativo, Eliezer Casali, foi verificar a prestação de serviços. E, depois da visita, constatou: a UPA está sobrecarregada.
Eliezer afirmou que foi recebido pelo diretor responsável da UPA, Chaudes Ferreira da Silva Júnior, e pela secretária Fabiana Arenas Stringari Parma. Segundo o vereador, a unidade é destinada para cidades com população acima de 50 mil habitantes. Entretanto, a estrutura suporta atendimento de 4.500 usuários por mês, com dois médicos, número ultrapassado no município. Ao todo, são 6.600 serviços. “A UPA tem sobrecarga e a estrutura se torna pequena porque são só dois médicos. Para a colocação de mais um médico plantonista, a Prefeitura teria que arcar”, explicou.
Ele disse ainda que enquanto esteve na Unidade de Pronto Atendimento, os pacientes eram atendidos em 15 minutos. “A gente sabe que os usuários aguardam mais tempo do que 15 minutos para serem socorridos”, complementou.
O presidente da Câmara ressaltou, porém, que viu a boa vontade da secretária e de sua equipe. “O município está investindo na capacitação dos médicos, dos funcionários. A pessoa ia na UPA e mandavam que ela fosse para a Santa Casa. Era uma via sacra. Houve uma melhora no atendimento”, afirmou.
Para Eliezer, que já solicitou uma UPA regional (que iria atender todos os municípios da região e desafogar a Santa Casa) para a cidade, a solução seria contratar mais um médico. 
 
Fonte: Jornal A cidade - Votuporanga


PRESIDENTE DA CÂMARA COBRA INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE RURAL






O presidente da Câmara de Votuporanga, Eliézer Casali (PV), cobra informações da prefeitura sobre a Unitrans, empresa responsável pelo transporte público em Votuporanga.
Um requerimento foi apresentado por ele na última sessão ordinária cobrando informações com relação ao transporte escolar de alunos da zona rural
O vereador quer saber o total de estudantes da zona rural que são transportados diariamente pela Unitrans e quanto custa para os cofres públicos o transporte diário de cada aluno.
O requerimento também pede informações da quilometragem das 14 linhas existentes de estudantes da zona rural.
Eliézer e outros vereadores da Câmara tem cobrado a melhora do serviço da Unitrans no município.


Fonte: O Jornal 


PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL APRESENTA BALANÇO DOS 100 DIAS DE ATIVIDADE




O presidente da Câmara de Votuporanga, Eliezer Casali, foi até o programa Clube Notícias na manhã de ontem para fazer um balanço das atividades do legislativo acerca dos 100 dias da gestão atual.Ele classifica a nova gestão como positiva, pois houve uma mudança de comportamento no sentido de atuação dos vereadores.
Casali relata que, com os novos eleitos, obteve uma oxigenação no legislativo e a Câmara se tornou mais participativa, com debates e propostas efetivas. Nessa nova fase todos os vereadores estão mais atuantes e buscando novos recursos.
Segundo Eliezer, um dos objetivos da Câmara é trazer as pessoas para participarem das sessões ordinárias, e também conseguir despertar o interesse das crianças e dos jovens nas políticas públicas do município.

Também foi comentado sobre Junior Marão, momento em que ele diz que o atual prefeito está mais empenhado e dinâmico para trazer mais casas populares para os cidadãos de Votuporanga.
Outro ponto que o presidente da Câmara falou foi sobre as mudanças que precisam ocorrer no transporte público. 

Ele relata que a empresa responsável tentou uma melhoria, implantando novos pontos, fazendo a mudança da rota e colocando mais ônibus.
No entanto, não houve divulgação e a população ficou perdida, sem contar a péssima qualidade dos carros.

VEREADORES DO PV BUSCAM RECURSOS COM DEPUTADOS EM SÃO PAULO


Audiência com o Sec.Estadual de Recursos Hídricos Edson Giriboni e o Pres. do PV Estadual, Marco Mroz.



A bancada do PV (Partido Verde) da Câmara Municipal de Votuporanga esteve nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em audiências com deputados estaduais do partido, em busca de investimentos para o município.
Os vereadores Eliezer Casali (presidente da Câmara Municipal), Wilmar da Farmácia e Pedro Beneduzzi estiveram nos gabinetes dos deputados estaduais do Partido Verde levando reivindicações para melhorias do município.
Em audiência com o deputado  Reinaldo Alguz, a comitiva votuporanguense solicitou a destinação de uma emenda parlamentar para a compra de um veículo Perua Kombi para ser destinado ao Centro Social de Votuporanga – Dafic. E ainda o empenho do deputado para liberar recursos na ordem de R$ 250 mil para a construção do segundo Centro de Educação e Cidadania – CEC, no município.
Segundo Eliezer, o novo CEC deverá ser instalado no bairro Jardim Colinas em um antigo prédio abandonado próximo ao Consultório Municipal. O local será totalmente reformado, ampliado e readequado para abrigar este novo serviço social.
Já em audiência com o deputado padre Afonso Lobato, os parlamentares votuporanguenses reivindicaram recursos na ordem de R$ 200 mil para serem investidos em obras de infraestrutura urbana de Votuporanga.
Segundo os vereadores, o deputado já solicitou empenho de sua assessoria para viabilizar o quanto antes os projetos necessários para a aprovação dos recursos visando melhorias para Votuporanga.
Ainda em São Paulo, a comitiva teve uma audiência na Secretaria Estadual de Recursos Hídricos conduzida pelo titular Edson Giriboni. Neste encontro, os vereadores foram pleitear agilidade nos projetos que estão em andamento referentes a Votuporanga.
Eliezer citou que encontra-se naquela secretaria projeto para drenagem e canalização do córrego Boa Vista, em Votuporanga. “Fomos agilizar este processo, já que temos projeto em busca de recursos para canalização d córrego Boa Vista”, destacou.
Em reunião com o secretário de Estado, os vereadores pediram a liberação do projeto para a construção de uma sede própria do projeto socioambiental denominado Sementes do Futuro.
Este projeto é desenvolvido no Horto Florestal e abriga jovens de 15 a 17 anos, que desenvolvem ações socioambientais naquela área.
“Foram reuniões bastante produtivas, que buscam o desenvolvimento de Votuporanga”, ressaltaram os vereadores.


Audiência com o Dep. Estadual Reinaldo Alguz




Fonte: da assessoria

segunda-feira, 6 de maio de 2013

PRESIDENTE DA CÂMARA E SECRETÁRIA VIABILIZAM UPA REGIONAL


Autoridades pediram o empenho do Governo Federal na liberação de três parcelas para a manutenção dos serviços do SAMU


Fabiana Parma, Carlos Jorge e Eliezer Casali



Uma importante conquista deve ser sacramentada nos próximos dias para Votuporanga. A instalação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Regional, para atender a demanda das cidades vizinhas a Votuporanga.
Nesta semana, essa conquista foi reivindicada pelo presidente da Câmara Municipal – vereador Eliezer Casali (PV) e pela secretária municipal de Saúde, Fabiana Parma, em audiência no Ministério da Saúde, em Brasília.
Na reunião com o assessor do ministro Alexandre Padilha – Carlos Jorge, o presidente da Câmara apresentou projeto no sentido de viabilizar a liberação desta nova unidade de atendimento regional em Votuporanga.
Segundo Eliezer, a UPA Regional atenderá casos de urgência e emergência das 17 cidades ao redor de Votuporanga, e a UPA local – que funciona em anexo ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) continuará prestando os serviços para pacientes da cidade.
Para ele, a vinda desta UPA Regional irá desafogar ainda mais a Santa Casa de Votuporanga e a UPA, que atualmente atende não apenas os pacientes da cidade, como outros municípios da região.
Ele salientou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde e o prefeito Junior Marão, estão elaborando o projeto e a necessidade do setor da cidade para abrir a unidade regional. “Agora o próximo passo é analisar o setor da cidade onde deverá ser construída essa UPA Regional, que, caso aprovado, será uma grande conquista para todos nós, votuporanguenses”, destacou Eliezer.
 Na mesma audiência com o secretário do ministro da Saúde, as autoridades de Votuporanga pediram o empenho do Governo Federal na liberação de três parcelas referentes aos meses de setembro, outubro e novembro de 2012, para a manutenção dos serviços do SAMU local.
 E ainda, Eliezer entregou a Carlos Jorge uma reivindicação para a instalação de uma nova unidade do CAPS – AD para Votuporanga (Centro de Apoio Psicossocial) para o tratamento de pessoas com problemas com álcool e drogas. “Votuporanga é referência neste tipo de tratamento através do nosso Centro de Apoio, e nossa cidade já necessita de outra unidade para atender a demanda existente”, enfatizou Eliezer.

Fonte: Jornal "A Cidade" de Votuporanga


sexta-feira, 3 de maio de 2013

PRESIDENTE DA CÂMARA VIABILIZA CONSTRUÇÃO DE NOVO CENTRO ODONTOLÓGICO PARA VOTUPORANGA.




Nesta semana, o presidente da Câmara Municipal de Votuporanga Eliezer Casali (PV) esteve em Brasília em audiência com o deputado federal João Dado (PDT) e no Ministério da Saúde. Eliezer esteve acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Fabiana Parma.
Em audiência com o deputado votuporanguense, Eliezer apresentou duas reivindicações na área da saúde, que trarão grandes benefícios à comunidade.
Segundo informou o presidente do Legislativo, o Governo Federal recebeu a reivindicação para liberar recursos na ordem de R$ 500 mil para a construção de uma nova unidade do Centro de Especialização Odontológica – CEO.
A primeira unidade funciona com resultados positivos na Secretaria Municipal de Saúde, e este novo CEO atenderá outro bairro com grande número de moradores. Eliezer adiantou que o prefeito Junior Marão e a secretária da Saúde estão estudando onde será construído o novo CEO.
Ao deputado João Dado, Eliezer apresentou o projeto e a reivindicação para a construção do Centro Odontológico, avaliado em torno de R$ 500 mil – entre a obra física, os aparelhos necessários e equipe de trabalho.
Ainda na audiência, Eliezer pediu empenho do deputado Dado, recursos na ordem de R$ 250 mil para a aquisição de novos equipamentos para serem instalados no CAPS A/D (Centro de Atendimento Psicosocial – Álcool e Drogas) de Votuporanga.
Segundo o presidente do Legislativo, o CAPS A/D é referência regional e carece de novos equipamentos para melhorar e oferecer novos serviços aos seus assistidos.
Eliezer adiantou que nos próximos dias deverá sair a portaria para a instalação dos novos centros para Votuporanga.

 Receita Federal
 Ainda em Brasília, Eliezer esteve com o deputado Dado na sede da Receita Federal, onde busca a liberação de veículos apreendidos pelo órgão e que poderiam ser destinados à entidades assistenciais de Votuporanga.
 Segundo ele, a após a apreensão de veículos irregulares pela Receita Federal, depois de encerrar todo esse processo, os carros ficam parados se deteriorando no pátio do órgão federal. “Em razão disso, fomos até lá ver essa parceria, a Receita Federal pode liberar alguns veículos para o trabalho e atendimento de entidades assistenciais”, frisou.
 Caso a Receita autorize, a primeira entidade a ser atendida é a Comunidade de Recuperação Nova Vida – que atende homens em tratamento de dependência química. “É uma grande iniciativa e, caso tenhamos sucesso, a Nova Vida será atendida de início, passando depois para outras entidades assistenciais”, disse.