sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CÂMARA MUNICIPAL FAZ BALANÇO POSITIVO DO PROJETO CONHECENDO O PARLAMENTO

A Casa de Leis recebeu 12 escolas municipais e cerca de 1300 alunos que participaram do Projeto.



Na última segunda-feira (26), a Escola Municipal CEM “Deputado Narciso Pieroni” foi à última a participar do Projeto “Conhecendo o Parlamento” e trouxe até a Câmara Municipal cerca de 70 alunos de 4º e 5º anos.
Desde o início do projeto que começou em Fevereiro de 2013, cerca de 1300 alunos de 12 escolas municipais já passaram pelas dependências da Casa Legislativa e puderam conhecer melhor seus departamentos. Os alunos realizam um trajeto que passa pelas áreas dos gabinetes, setor administrativo até o Plenário Dr. Octávio Viscardi, onde aguardam até o início da Sessão Ordinária.
O Projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O presidente do Legislativo - vereador Eliezer Casali destaca que contou com total apoio da Secretária da Educação Silvia Rodolfo. “O Conhecendo o Parlamento foi um sucesso graças a Secretária da Educação, que em todo momento nos ofereceu o suporte necessário para que o projeto se realizasse, desde a distribuição de cartilhas educativas até com o transporte das crianças até a Câmara” destaca o presidente.
Eliezer completa ainda, que o “Conhecendo o Parlamento” teve por objetivo tornar a geração atual mais crítica as questões relacionadas ao município. “Quando as crianças são educadas desde crianças a adquirem um senso crítico sobre questões políticas, se tornam adultos que saberão reivindicar seus direitos” afirma.
Outro objetivo do Presidente Eliezer é aproximar os pais das crianças da Câmara e mostrar que o Legislativo está sempre aberto a todos, “Quando a criança assiste à sessão aprende que é importante a participação de todos, quando chegam em casa acabam convidando os pais a assistirem as sessões”

Da assessoria

PRESIDENTE DA CÂMARA PEDE REALIZAÇÃO DE CASAMENTO COMUNITÁRIO NESTE ANO

Eliezer sugere ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) que promova ainda este ano, nova edição do casamento comunitário, atendendo solicitação de diversas pessoas carentes de Votuporanga.



O presidente da Câmara Municipal de Votuporanga – vereador Eliezer Casali (PV) encaminhou uma solicitação ao prefeito Junior Marão pedindo a realização de mais uma edição do casamento comunitário para atender pessoas que não tem condições de arcar com as despesas da cerimônia civil e religiosa.Em sua indicação, Eliezer sugere ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) que promova ainda este ano, nova edição do casamento comunitário, atendendo solicitação de diversas pessoas carentes de Votuporanga.Para o vereador, tendo em vista a importância do casamento na consolidação da instituição familiar, sendo que a solenidade é uma das lembranças mais marcantes da vida do ser humano. A realização do casamento envolve custos, muitas vezes elevados para a realidade sócio/econômica para os interessados.O presidente do Legislativo explica que nesse sentido a Lei Municipal nº 3522, de 04 de junho de 2002, instituiu o Casamento Comunitário Civil, custeado pela Prefeitura, a ser realizado anualmente.Neste sentido, ele pediu à primeira-dama do município, Juliana Marão que faça os esforços necessários para a realização deste evento para atender às solicitações desses casais.“No ano passado, o Fundo Social realizou com grande sucesso esse evento, atingindo muitos casais, realizando o sonho da união matrimonial dessas pessoas que não têm condições de arcar com essas despesas. Portanto, é importante a realização de nova edição do casamento comunitário”, destacou Eliezer.Em 2012, a cerimônia matrimonial coletiva aconteceu no salão do Votuporanga Clube e atendeu mais de cem casais que oficializaram a união e, em seguida, houve a cerimônia religiosa.Estiveram presentes o prefeito Junior Marão, a primeira-dama Juliana Marão, o presidente da Câmara Eliezer Casali e demais vereadores.


Da Assessoria.

PARA ELIEZER, A CONCORRÊNCIA É SALUTAR

O presidente da Câmara Municipal, Eliezer Casali, é defensor de que mais uma empresa funerária se instale em Votuporanga.

O presidente da Câmara Municipal, Eliezer Casali, é defensor de que mais uma empresa funerária se instale em Votuporanga. Para ele, a concorrência é salutar e dignifica o consumidor, além de aprimorar o empreendedor. "Se a gente tiver medo de concorrência, vamos fechar as portas. Há espaço para todo mundo, daqui a pouco, Votuporanga terá 200 mil habitantes com duas funerárias", ressaltou. Ele enfatizou que as concessões de funerárias fazem mais de 20 anos.
Defesa
Para Eliezer, o discurso de Meidão foi em defesa da Rosa Mística. "Quando eu peço para contratar uma terceira empresa funerária não é ilusão, um sonho que eu tive, foi baseado no pedido da população. As pessoas com quem eu tive me pediu por mais uma concessão", afirmou.
Ele disse ainda que não estava defendendo seus amigos empresários (fazendo uma alusão ao pronunciamento de Mehde Meidão). "Estou do lado do povo. Eu acho que a população merece sim mais uma funerária, temos espaço e mercado para isso", destacou.
Em outras sessões, o presidente da Câmara falou sobre a quantidade de habitantes por empresa funerária em Votuporanga. "Enquanto em outras cidades temos uma média de 20 a 30 mil para cada empreendimento, Votuporanga tem 45 mil. A gente não tem que assinar em baixo de uma concorrência publica que estabelece uma reserva de mercado e não permite instalação de novas firmas. Também não digo que iremos abrir para 10 investidores, mas para uma terceira empresa tem mercado", frisou.

Da Assessoria.

PRESIDENTE PROTOCOLA OFÍCIO PARA ABERTURA DE LICITAÇÃO PARA NOVO SERVIÇO FUNERÁRIO

O ofício contou com o apoio massivo dos edis da Câmara e foi protocolado na última terça-feira.


O Presidente da Câmara Municipal – vereador Eliezer Casali (PV) esteve reunido com o Prefeito Junior Marão (PSDB) na última terça (20), para protocolar ofício para abertura de processo licitatório para concessão de nova funerária.
O ofício enviado contou com a assinatura e o apoio dos vereadores Wartão (PPS), Osmair Ferrari (PSDB), Edilson Pereira (PDT), Gaspar (DEM), Osvaldo Carvalho (PMDB), Silvio Carvalho (PSDB), Pedro Beneduzzi (PV), Douglas Lisboa (PSDB), André Figueiredo (PDT), Matheus Rodero (PMDB), Serginho da Farmácia (PDT), Vilmar da Farmácia (PV), além do Presidente Eliezer Casali que foi o autor do ofício.
Houve também, a colaboração do vereador Gaspar, que anteriormente enviou indicação ao Executivo solicitando a concessão de mais uma funerária na cidade.
Entre as justificativas presentes no documento enviado, Eliezer destaca que em cidades da região como Jales e Fernandópolis existem mais empresas que prestam esse tipo de serviço, embora tenham menor número de habitantes.
Segundo o Presidente do Legislativo, a população reclama de que não há competitividade entre os preços das duas empresas existentes. “Recentemente até saiu nos jornais uma pesquisa realizada entre a população e ficou comprovado que todos desejam mais uma empresa em Votuporanga” afirma.

Da Assessoria.

PRESIDENTE DA CÂMARA FISCALIZA A QUALIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO



Os moradores afirmam em balanço feito pelo Presidente que houve uma melhora significativa nos serviços oferecidos pela concessionária
O presidente da Câmara Municipal – vereador Eliezer Casali (PV) esteve nessa sexta-feira, fiscalizando a qualidade do transporte público coletivo de Votuporanga. Anteriormente, Eliezer já havia feito diversas indicações no sentido de melhorar o transporte público municipal.
O vereador percorreu diversas linhas da cidade e em conversa com os usuários dos ônibus pode perguntar se as linhas apresentaram melhoras.
Segundo os passageiros, os horários das linhas estão sendo cumpridos de forma elogiável, sendo uma das principais melhorias nesse sentido.
Em contrapartida, o presidente da Casa de Leis se mostra preocupado com a qualidade dos ônibus, muitos deles com bancos quebrados, assentos danificados, pneus carecas e outros com problemas mecânicos, não oferecendo conforto para os passageiros.
Com a visita, Eliezer cumpre o que foi dito na tribuna, “O dever do vereador é fiscalizar o andamento dos serviços públicos e com essa vistoria de hoje, sinto que as indicações enviadas para melhorias nesse sentido, serão atendidas mais facilmente” destaca.

Da Assessoria.

VEREADORES REIVINDICAM RECURSOS A SECRETÁRIO DE HABITAÇÃO DO ESTADO

Em audiência foi pedido um valor de R$ 250 mil para reforma de prédio abandonado para abrigar o primeiro Centro de Educação e Cidadania da zona norte



O presidente da Câmara Municipal – vereador Eliezer Casali (PV) e os vereadores Edilson Pereira Batista (Edilson do Santa Cruz, PDT), Sérgio Adriano Pereira (Serginho da Farmácia, PDT) e Pedro Waldeci Crescencio (Pedro Beneduzzi, PV) estiveram juntamente com o prefeito Junior Marão (PSDB) e o deputado Estadual Carlão Pignatari (PSDB) em audiência com o Secretário de Habitação do Estado de São Paulo Silvio Torres.
Os vereadores reivindicaram R$ 250 mil do PEM (Programa Especial de Melhorias) para a reforma do barracão abandonado do Jardim Canaã, para abrigar o Centro de Educação e Cidadania (CEC)e que atenderá também o Conjunto Habitacional Vereador José Nunes Pereira. O barracão fica anexo ao Consultório Municipal “Dr. Joel Pereira dos Santos”, localizado no Jardim Canaã.
O Centro de Educação e Cidadania será o primeiro para atender moradores dos bairros da zona norte que totalizam em torno de 30 mil habitantes.
O Presidente da Casa destacou, que o prédio está abandonado e precisa de recursos para a realização de melhorias urgente, para que possa iniciar os atendimentos a população.
“Estamos buscando recursos para abrir essa unidade do CEC para que a população da zona norte possa ser atendida. Serão necessários recursos para obras na infraestrutura, instalação de equipamentos coletivos, melhorias na infraestrutura do prédio através desta reforma, ampliações e ações de inclusão social” afirma o presidente Casali.
O secretário Silvio Torres encaminhou o pedido ao Governador Geraldo Alckmin e garantiu que até Setembro desse ano os recursos serão disponibilizados para o CEC da Zona Norte

Da Assessoria.

ELIEZER QUER UNIÃO PARA RECREDENCIAR HOSPITAL

Presidente da Câmara destacou que este movimento em prol dos serviços deve ser iniciado pelo Poder Legislativo



O presidente da Câmara Municipal, Eliezer Casali, aproveitou o cenário de cobranças para pedir que as lideranças se unam para o retorno da realização dos procedimentos neurológicos na Santa Casa de Votuporanga. “Temos que lutar. Convoco todos os vereadores, o prefeito Junior Marão para a gente recredenciar este serviço. Votuporanga é uma cidade com quase 90 mil habitantes e é impossível não ter este o procedimento em um município como o nosso. Temos que reivindicar a favor disso, buscar financiamento seja com o governo federal, estadual, como apoio dos deputados Carlão e Dado”, disse.
Eliezer destacou que este movimento em prol dos serviços deve ser iniciado pelo Poder Legislativo. “Temos que buscar o serviço como SUS (Sistema Único de Saúde) mas que não dê prejuízo para a Santa Casa. Votuporanga não é mais vila, é uma cidade importante e temos que batalhar pelo atendimento”, frisou.
Atendimento do secretário
O vereador comentou ainda sobre o episódio com Marcos Vinícius Sanches, secretário da Cidade. “Marcos Vinícius ficou doente e os médicos do convênio dele não atendem na Santa Casa. O hospital votuporanguense não tem neurologia. As pessoas, que precisam deste atendimento, têm que ir para São José do Rio Preto quando conseguem vaga. Quero deixar salientado que todos os procedimentos para estabelecer o quadro neurológico foram feitos pelo hospital em classe A. Quero cumprimentar os médicos por isso, na pessoa do Chaudes Ferreira da Silva Júnior (responsável pelo Samu (Serviços de Atendimento Médico Urgente) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento), está fazendo excelente trabalho”, afirmou.
Eliezer ressaltou que irá entrar em contato com a nova diretoria da Santa Casa e convidá-los para uma reunião na Casa de Leis. “Quem tem plano de saúde, não é atendido aqui (em Votuporanga), tudo bem. Vai para Rio Preto, o convênio paga despesas.E quem não possui? Não temos que pensar no secretário que não foi atendido e a população no geral? E se não tem a vaga? Temos numa força-tarefa para credenciar novamente, porque Votuporanga não pode ficar sem médico na Santa Casa. A população não pode sofrer com isso. Procedimentos neurológicos causam demanda na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas a gente tem que buscar meios de financiar isso para suprir a demanda”, finalizou.

Fonte: Jornal A Cidade